Estudo da palavra

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos." At 2.42,43

Ouvindo uma palavra maravilhosa em um dos cultos de doutrina, fiquei surpreso comigo mesmo, quando vi que havia parado no tempo em uma das leituras. A passagem acima faz com que o cristão analise o que tem acontecido e o que ainda acontece dentro da igreja. Somos um, e como tal compartilhamos das mesmas alegrias, das mesmas tristezas, das mesmas vitórias, das mesmas tribulações (deixando claro que cada um na medida que pode suportar, pois Deus não nos permitiria sobrevir tentação que não suportemos. Creia que, se algo acontece nesse momento, esse fato ou situação ocorre para te ensinar algo da parte de Deus, edificar a sua fé, te proporcionar crecimento..), enfim... Queremos as nossas igrejas cheias, não pela quantidade, mas pela alegria de compartilhar do evangelho com todos. Pelo menos deveria ser assim.. E muitos têm se visto em uma situação preocupante: a quantidade de pessoas que se afastam e se reconciliam, normalmente analisado em um período de um semestre por exemplo, é muito maior que a quantidade de pessoas que aceitam a Jesus pela primeira vez em suas vidas. Porque isso acontece? Onde está a falha? Será que eu como membro tenho participação nesse resultado? O que posso fazer para mudar tal situação? Somos responsáveis sim por boa parte dessa estatística, que nos deixa no mínimo pensativos em relação ao crescimento desenfreado de "evangélicos" do país. Crescemos em quantidade, e deixamos a desejar em qualidade na excelência da palavra. Não se estuda mais a palavra de Deus. Para muitos, basta ouví-la sendo narrada (em sua maioria versículos isolados, altamente tendenciosos a interpretação pessoal, individualista e materialista, o que se torna um perigo nas mãos dos muitos modernos "apóstolos de Deus".. misericórdia...).

"Mas se os outros erram, o que eu tenho a ver com tais estatísticas?" Simples, nós precisamos estar vigilantes e em constante oração, para que o Espírito Santo nos guie e direcione uma interpretação da palavra de forma que percebamos o óbvio: a Bíblia se auto-explica. Queremos sinais e maravilhas, queremos milagres e curas, queremos multidões para o Senhor, mas muitas vezes dentro das nossas quatro paredes, não paramos para olhar dentro de nós mesmos e deixamos de convergir para um dos pontos máximos do cristianismo: auto-análise. Voltemos para o versículo.. "e perseveravam na doutrina..", havia uma preocupação em ensinar a VERDADEIRA PALAVRA, A GENUÍNA PALAVRA DE DEUS, a palavra que conforta, que acalma, que exorta, que corrige, que atrai, que comove (meu Deus, quando a palavra escrita se torna palavra falada, quando lemos as escrituras e o Espírito Santo fala ao nosso coração, como é lindo!!).. Pergunto: temos nos preocupado com o ensino da palavra? temos evidências dessa preocupação? quantos alunos temos na Escola Bíblica Dominical? os líderes e membros dos departamentos da igreja frequentam a EBD? Dedicamos tempo a leitura e reflexão em nossa vida secular?

".. na comunhão", essa comunhão diz respeito a união de um mesmo propósito.. Todos estão com um mesmo propósito? Estão todos ligados e dedicados? Como se observa isso? Temos orado para que Deus gere homens e mulheres de Deus para trbalhar na sua obra? ou nós conseguimos fazer tudo? pastorear, dirigir o departamento, cantar, pregar, receber o visitante... (quando digo nós, refiro-me aqueles que gostam de centralizar as tarefas neles mesmos, e não dão oportunidades para novos irmãos).. Deus pode realmente sondar meu coração nesse quesito?

".. no partir do pão", analise o homem a si mesmo e diga: sou digno nesse momento de participar do corpo e sangue de Cristo? minhas vestes estão limpas? meu coração está aberto e quebrantado ao Senhor, ao amor que Ele me deu em primeiro lugar? Aquele que dEle se alimenta, por Ele também vive.. devemos comer dEle aos poucos, desfrutando cada momento. Assim como uma pessoa que come de uma vez tem o risco de passar mal, assim estamos sujeitos ao mal-estar (mal estar? com a palavra? SIM! afinal, muito conhecimento sem aperfeiçoamento através do Espírito Santo através da oração, sem dedicação à leitura e à obediência nas pequenas coisas também, diga-se de passagem, cria-se o risco do aumento descontrolado do estômago (ego) e isto pode ser muito, mas muito prejudicial..

".. e nas orações".. engraçado como elas ficaram no final do versículo.. porque será? não adianta orarmos sem observarmos os itens anteriores. Quando lemos a palavra fielmente, quando andamos em comunhão, quando participamos verdadeiramente como corpo de Cristo, estamos tão ligados com o Espírito Santo, que Deus, em sua excelência, sabendo o que ainda nem subiu ao coração, concede bençãos e maravilhas, nos surpreendendo de todas as formas. Como isso acontece? Veja o versículo seguinte: ".. e muitas maravilhas e sinais se faziam". Não umas, não algumas, não poucas, mas MUITAS.

Mais uma vez Deus deixa claro o que devemos fazer para desfrutarmos de suas maravilhas. E mais uma vez o homem tentando ajustar o Reino as suas necessidades.. Oremos, cada dia mais e com mais fervor! Primeiramente pelas nossas vidas, para que enxerguemos o que ainda entristece a Deus e que ainda não tivemos a capacidade de perceber! E oremos para que essa onda de evangelho fácil desapareça do Brasil! (E.A)

Comentários

  1. Paz e Graça Irmão.

    Bela reflexão, que o Senhor continue a derramar bençãos em tua vida.

    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de um bom tempo, espero novamente poder contribuir de alguma forma, sempre dependendo da Graça de Deus!

      Que o Senhor que abençoe grandemente meu irmão!

      Excluir
  2. belo blog,que o SENHOR te abençoe!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Senhor sempre nos surpreende com algo de Sua parte.. continuemos a compartilhar e a crescer em Graça e fé!

      Abraço.

      Excluir
  3. Muito bom ler isso!
    Amém.

    Amanda Chagas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E quando o fruto se mostrar.. será chegada a hora!

Falar, calar, ouvir

Novos dias...